sexta-feira, outubro 20, 2006

A grandeza de uns (Benfica) vê-se nas atitudes dos adeptos dos outros (FCP)!

Na passada terça-feira, como acontece ocasionalmente, por muito que tente evitá-lo, tive de passar na VCI, indo da Ponte do Freixo para a saída que dá para a A3. Ora, quem conhece a bonita cidade do Porto, sabe que, nesse meu trajecto, fui obrigado a passar ao lado do estádio do FêCêPê. Eram sensivelmente 20h e 20m...
Até aqui, tudo bem. Mas, no momento em que passava em frente à estação do metro, que existe para aqueles lados, e ao ouvir gritar "SLB, SLB, SLB", confesso que fiquei baralhado, pois pensei estar em Lisboa (e não na invicta), na Segunda Circular (e não na VCI), em frente ao grandioso Estádio da Luz (e não em frente ao estádio anteriormente referido). Mas logo caí em mim, e fiquei descansado, pois afinal estava no caminho certo, que me levaria ao destino pretendido.
Depois de ter verificado que, sob o ponto de vista geográfico, não estava perdido, pois estava mesmo no norte, comecei a tentar perceber por que razão estariam os adeptos de um clube rival, no seu estádio, a gritar, em uníssono, pelo meu clube, quando o jogo que se disputava naquele estádio, de onde eram provenientes aqueles cânticos tão queridos e familiares, envolvia o FêCêPê e uma equipa alemã. Pensei, voltei a pensar, e cheguei a uma conclusão: o que leva os adeptos do FêCêPê a gritar "SLB, SLB, SLB", quando a sua equipa está a jogar contra qualquer adversário, é o seu tremendo complexo de inferioridade por serem do clube que joga de azul-e-branco, e não do nosso Benfica. Só assim se compreende que, assiduamente, eles se lembrem de cantar hinos alusivos ao nosso clube.
Por outro lado, somando dois mais dois, facilmente se percebe que eles (sócios, adeptos e simpatizantes do clube das Antas), na verdade, gostariam de ser do Benfica, para poderem, com toda a legitmidade, entoar o verdadeiro "SLB, SLB, SLB, SLB, SLB, GLORIOSO, SLB, GLORIOSO, SLB", em vez da versão que eles usam, em que simultaneamente transmitem apoio aos dois clubes, Benfica e FêCêPê: ao gritarem "SLB", os portistas estão a apoiar o Benfica, tornando-o ainda maior e mais nobre, e quando entoam o "FILHOS DA P***", estão, obviamente, a referir-se ao seu FêCêPê, tornando-o ainda mais insignificante e mesquinho. E é essa insignificância e mesquinhez que os faz ter inveja ao ponto de, no seu íntimo, desejarem ardentemente ser adeptos do Benfica, daí o "SLB, SLB, SLB" que ouvi na VCI.
Ainda bem que quando vou ao Estádio da Luz, ou a outro estádio qualquer, ver o Benfica, ouço as claques do meu clube a apoiar o Benfica, ignorando os adversários, dando-lhes o desprezo que a insignificância deles merece. Se nós, adeptos do Benfica, cantássemos, nos nossos jogos, "FCP, FCP", ou algo do género, estaríamos a dar-lhes importância. Não o fazemos, ignoramo-los. Eles, por sua vez, gritam "SLB", e com isso estão a tornar-nos ainda maiores.
A todos eles, então, do fundo do coração, e em nome de todos os benfiquistas, um profundo BEM-HAJAM, por estarem a contribuir para a grandeza que faz do Benfica um clube único e superior!!

Sem comentários: