domingo, outubro 15, 2006

Hóquei empata, Andebol vence

Benfica empata em Barcelos

Equilibrado

Em dia do 54ºaniversário de Carlos Dantas, o Benfica não contou com Pedro Afonso, que apesar de equipado e sentado no banco, não estava em condições de jogar. Numa partida em que nenhuma equipa marcou sem que a outra marcasse logo de seguida, o empate acaba por ser um justo resultado.

Primeira parte electrizante


O jogo começou quase com um golo, em excelente jogada de entendimento colectivo, Tó Silva finalizou no primeiro golo do encontro. Poucos minutos volvidos, o Barcelos empatou, numa boa finalização do brasileiro Cacau. A partida prosseguiu electrizante, com oportunidades nas 2 balizas e o Benfica a conseguir explorar os contra-ataques, mas com a finalização destas jogadas a ser por vezes desastrosa, especialmente no que diz respeito ao último passe. A meio da primeira parte o Benfica chegou novamente à vantagem num lance confuso, com um lançamento de Mariano para a área a entrar directamente na baliza, já que Ginho se viu atrapalhado pelos jogadores que estavam à sua frente. Apesar de novamente em vantagem no marcador, o Benfica não a agarrou. Três minutos volvidos, na tentativa desesperada de travar um contra-ataque adversário, Vítor Hugo cometeu grande penalidade, que Cacau transformou irrepreensivelmente em novo empate. Até ao intervalo, mais algumas boas jogadas, com a dupla Vítor Hugo-Tó Silva a mostrar-se menos criativa do que quando Barreiros esteve em campo, mas a fazer com que o ataque do Benfica fosse mais incisivo.

Dois golos em 43 segundos e 21 minutos até ao fim sem marcar

O segundo tempo começou com os outros golos da partida. Primeiro foi Caio, num golpe de génio, a colocar a bola no ângulo morto de Carlos Silva, entre a sua cara e o primeiro poste. 43 segundos volvidos, Tó Silva, bem dentro da área, restabeleceu a igualdade. Carlos Dantas abanou o jogo do Benfica com a entrada de Carlitos, com o jovem nortenho a trazer maior agressividade à defesa do Benfica e a procurar a sua meia-distância, sem sucesso. Do lado do Barcelos, o seu treinador rodava os seus 4 avançados sem muito sucesso, mantendo intocável a sua dupla defensiva. O ataque do Benfica padecia da letargia de Ricardo Barreiros, génio sem chama para resolver a partida, ele que tem muito valor para isso. A 6 minutos do fim, numa atitude eminentemente defensiva, Carlos Dantas trocou Barreiros por Valter, numa mensagem de contenção à equipa, isto numa altura em que o ataque barcelense tinha desperdiçado a melhor oportunidade para resolver a partida. Nos derradeiros 2 minutos foi o Barcelos que pareceu mais satisfeito com o empate, e o Benfica partiu para cima do adversário, mas sem esclarecimento, já evidenciado pelo evidente desgaste do capitão Mariano.

Boas indicações mas insuficientes

O empate foi justo e o Benfica deixou boas indicações, mas uma equipa que se quer assumir como candidata ao título de campeã nacional, tem de jogar como tal, sem medo de meter o stick, com um ataque mais objectivo, onde as soluções não podem passar certamente pela gestão de bola de Mariano atrás da baliza, nem muito menos por este Ricardo Barreiros, que não solta em campo o seu génio hoquista. Faltou a este jogo a irreverência de Pedro Afonso, mas não se pode dizer que uma baixa destrua uma equipa. Um jogo certamente para reflexão, que sem ter um mau resultado, sabe a pouco.

Ficha de Jogo

OC Barcelos 3 – 3 SL Benfica (2-2 ao intervalo)

Barcelos: Ginho; Joel Coelho (Cap), Tiago Rafael, Caio (1) e Cacau (2); Nuno Félix e Johe. Não jogaram: Jorge Correia (GR), Daniel Coelho e Pedro Alves.
Treinador: Vítor Silva

Benfica: Carlos Silva; Valter Neves, Mariano (Cap, 1), Ricardo Barreiros e Tó Silva (2). Vítor Hugo e Carlitos. Não jogaram: Nuno Adrião (GR), Pedro Afonso e Daniel Guedelha.
Treinador: Carlos Dantas

Disciplina: Cartões amarelos a Caio e Nuno Félix; Vítor Hugo, Mariano e Ricardo Barreiros.

Marcha do Marcador: 0-1 Tó Silva, (2’); 1-1 Cacau, (5’); 1-2 Mariano (12’); 2-2 Cacau (15’); 3-2 Caio (29’); 3-3 Tó Silva (29’).


Estive lá e claro que parte dos 400 kms de regresso se fizeram a dormir... Estava convicto numa vitória, mas o Benfica teima em desapontar-me. Passando às boas notícias, além da goleada em Leiria, também o Andebol ganhou na deslocação à Póvoa do Lanhoso para jogar com o ISAVE, ao vencer por 28-22 com Zaikin e Pedroso em grande. Ponham os olhos neste Cláudio Pedroso, vão ouvir falar muito dele.

Sem comentários: