quarta-feira, outubro 18, 2006

Na ressaca de Glasgow...

Hoje o país acordou triste, sob um dia cinzento e chuvoso. É a imagem da tristeza que assola os benfiquistas, após (mais) um recital de futebol proporcionado pelo Engenheiro Santos, que devia auto-afastar-se do futebol - pelo menos do futebol do Benfica - para lhes (ao futebol e ao Benfica) prestar, pela primeira vez, um bom serviço.
Os campeões são aqueles que se assumem nas vitórias e, principalmente, os que dão a cara no momento da derrota. Assim, cá estou a dar a cara, emitindo a minha opinião sobre o fenómeno "Engenheiro do Penta". E para analisar tal fenómeno, bastaria reportar-me ao período temporal que ele leva como treinador do Benfica - de Julho para cá, ou seja, uns, digamos, meros 4 meses, nem tanto. Fazendo esse exercício intelectual, apercebo-me de factos curiosos: o Engenheiro conseguiu levar 3 - 0 do Sporting, outros tantos do Boavista, e igual dose dos escoceses, ontem; Pelo meio, levou 3 - 1 do colosso AEK, num tremendo banho de fuetbol; levou, em plena Luz, 1 - 0 do Manchester United, e empatou na Dinamarca, contra um conjunto de toscos que de futebol apenas devem conhecer, e mal, o nome.
Porém, se recuarmos uns anos na carreira do Mister, verificamos que ganhou o 5º campeonato do Porco, quando tudo estava devidamente estruturado, tendo perdido o campeonato seguinte, quando ele estruturou o plantel ao seu gosto. Foi para o Sporting do Campo Grande, e conseguiu dar-nos, aos benfiquistas, grandes alegrias. Na Grécia, cujo campeonato é pouco melhor que medíocre, nunca foi campeão. E, depois disto, os dirigentes do Benfica lembram-se de o contratar. Só pode ser a brincar, não?
Voltando à Champions: depois de ter testado o famoso losango, durante a pré-época, com resultados catastróficos, o homem decidiu voltar a apostar nele num jogo como o de ontem? Assim, caro Engenheiro, o Benfica, depois de na época passado ter feito uma prova muito meritória, arrisca-se, esta época, sob o comando do Santinho, a imitar os feitos que o Porco alcançou na época anterior, conseguindo ficar em último lugar num grupo onde uma das equipas era o... Artmedia!!
Parece-me, obviamente, que está na hora - já há muito tempo, aliás, de mandar embora este senhor. É que Desportivos das Aves e Porcos B (Leiria) não iremos defrontar muitas vezes durante a época...

Sem comentários: