sábado, outubro 07, 2006

Ponto de situação

Paragem para compromissos de selecção, lá se vai a grande maioria dos jogadores do plantel.
Só de me lembrar dos idos anos em que o bigodes Oliveira consegui a proeza de não convocar um só jogador nosso para a selecção! Muita coisa mudou desde essa altura!

Pelo meio, um jogo sem muito nexo contra o Olivais e Moscavide, que nada mais mostrou do que a falta de qualidade de alguns dos jogadores deste plantel e que há ainda muito a fazer no capítulo da formação. Um resultado nada condizente com os pregaminhos do clube, mas um jogo com saber a nada.
Ponto a ressaltar, apenas a boa forma de Paulo Jorge, um jogador que chegou sem rótulos e que começa a convencer os exigentes adeptos do clube.

È chegada a altura para se fazer o primeiro ponto de situação benfiquista desta época:

Depois de uma pré época cheia de desconfianças e com péssimo resultados, passada a prova da ida à champions contra uma equipa de muito fraca qualidade, veio o primeiro e exigente jogo do campeonato (eu estive lá) e as desconfianças passaram a certezas, que Benfica era aquele?

Onde está a defesa do ano passado?
Que meio campo é aquele que não se encontra?
Porquê tantas e tantas lesões ano após ano?
Que atitude (ou falta dela) é aquela?
Onde está a mão do treinador?


Estas e muitas outras perguntas certamente inundaram a mente da comunidade benfiquista.
O jogo de Paços deu-nos a certeza que a equipa cresceu, mas ainda não tem capacidade emotiva para segurar um resultado, para se impor aos adversários categoricamente.

De permeio, dois jogos em casa, o último com uma melhor exibição, muitos golos, mas contra um adversário que não deu luta por aí além

Em relação ao campeonato, parece-me existir um Benfica caseiro: no bom caminho, a crescer, a soltar-se a a espaços a criar um futebol agradável, e outro Benfica nos jogos fora da luz, que ainda tem muito a crescer, que precisa de saber aniquilar jogos, que precisa de saber controlar emoções e melhorar muito em atitude.


Na champions cometemos o erro fatal de não querermos ganhar em Copenhaga e isso ao meu ver pode os custar passar a fase de grupos!
Contra o Manchester, manifestamos querer, fizemos uma bela 1ª parte, mas mostramos ao mundo que, não temos preparador fisico para sermos uma equipa de topo! No meio, algum azar, mas a vitoria nem tem discussão por parte do Manchester, pela razão de que foram os únicos a criar perigo.

De uma forma geral, estou a gostar do ínicio de época de Paulo Jorge, Karagounis trouxe futebol ao nosso meio campo, os dois trincos juntos só se atrapalham, Rui Costa quando joga espalha classe sem sequer ter de se mexer muito!
Estou a achar Nelson, Leo e Anderson a milhas da forma do ano passado, Nuno Gomes e Micoli ainda pouco mostraram, Simão está a começar lentamente a exibir a sua classe, Manu parece-me mais um Carlitos (espero estar enganado).
Gostava que Kikin tivesse mais oportunidades, Mantorras é um caso que deve ser revisto pois a andar e correr, notam-se evidentes anomalias.

De uma forma geral, temos um 11 de grande qualidade, um banco à altura mas depois tenho algumas reservas quanto a Beto, Marco Ferreira, etc; pois não têm qualidade para vestir a gloriosa camisola!

O treinador parece-me se o elo mais fraco, sem ideias, não motiva, não se impõem e futebol de qualidade e resultados nem ve-los. Teimou num esquema que todos viram não dar certo neste plantel e perdeu a pre epoca nisso.
Escolher uma equipa tecnica com um preparador fisico sem referencias e os resultados estão à vista! Falta-lhe ambição e parece-me que estará a prazo, assim queira LFV, para o meu contentamento.
Na bagagem podia levar Veiga, a quem agradeço por ter posto o bimbo na ordem e nos ter ajudado a conquistar o titulo ao fim de alguns anos. Mas chega, sao demasiadas confusões e atritos, demasiados jogadores a sairem e treinadores, como Camacho, que com ele se incompatiilizaram.

Em suma, é ainda muito cedo, provas reais estão a chegar, Leiria é para ganhar e depois vamos ao dragão ... é preciso um Benfica em grande!

Sem comentários: