quinta-feira, outubro 05, 2006

Ser benfiquista

Já o mundo está inundado de definições mais ou menos eloquentes do que significa ser do benfica, neste meu primeiro post à falta de melhor vou reportar-me aquilo que eu como benfiquista nunca fiz, nunca farei, e apesar de não condenar quem o faz ainda assim discordo de que seja essa a melhor forma de apoiar o nosso clube. Por vezes vejo os chamados lenços brancos, ou manifestações mais ou menos odiosas contra alguns jogadores mal amados pela aficion, lembro-me dos casos Beto, Geovanni, Abel Xavier, Michael Thomas entre outros. Eu também concordo que por vezes surgem jogadores pouco merecedores de envergar aquela camisola, mas a partir do momento que o fazem são os jogadores que estão a defender as nossas cores e que tanto nos fazem sonhar. Também existem treinadores que nunca me enchem as medidas, e o Fernando Santos pode até ser campeão nacional que não mudará a minha opinião. Mas a partir do momento que me sento nas cadeiras daqueles estadio, para mim estão fora de questão os lenços brancos, os assobios aos nossos atletas ou aum passe falhado, ou a um período menos bom da equipa durante o jogo. cada um é benfiquista como sente e manifesta-se como entende eu acho que manifestar-me no estadio da luz será sempre a favor do benfica e nunca contra.

Mas quando falamos de "sentir" o benfica, quero aqui recordar os tempos em que criança ansiava os domingos de tarde para ir pela mao do meu já falecido tio ver os jogos em dias solarengos ou chuvosos no nosso estadio, mais tarde já enquanto atleta federado a romaria às competiçoes europeias em que se ia para o estadio as 15:00 quando o jogo era as 21:30, Benfica-Roma, Benfica-Steua, Benfica-Anderlecht etc etc.
recordo ainda que em tempos de escola namorei com uma moça aos 17 anos que era socia do nosso clube desde que nasceu, os nossos namoros além do mel normal entre dois teenagers apaixonados tambem rodava muito a volta dos Sheus, dos Chalanas dos Tonis, do Humberto Coelho ( grande admiração comum tinhamos e temos por este enorme defesa central), na altura também brilhava na luz um atacante alto e loiro e tosco mas que marcava golos que se fartava chamado Maniche, um de nós por razões pessoais ficou com essa alcunha.

A vida tomou rumos diferentes e 21 anos depois reencontro essa moça e o amor e a paixao renasceu e demos connosco pela primeira vez a ver um jogo do glorioso na luz o recente Benfica-Aves. Já não jogam os mesmos jogadores míticos, outros estao agora a escrever a sua historia no nosso clube, passámos por muitos anos de sofrimento, especialmente aquele jejum de titulos, mas o amor ao benfica continua igual. É indiscritivel a sensação de ver o nosso clube ao lado de alguem que amamos e que sente o benfica como nós, ela continua socia desde que nasceu. ( não digo ha quantos anos porque isso nao se diz de uma menina) ambos equipados a rigor de mãos dadas e sentir a cada lance de perigo a mão apertar de emoção uma na outra, enfim para não tornar fastidiosa esta descrição do que é ser benfiquista e que cada um sente pessoalmente de formas diversas apenas digo que ser benfiqusita para mim assume hoje uma dimensão muito mais abrangente e emocionante.

Neste blog de vez em quando virei com outras opiniões mais ou menos controversas mas neste momento escreve um apaixonado pelo Benfica ....e não só.

Tks carlutchi pela oportunidade de "postar", ainda me deves uma bejeca na catedral.

Sem comentários: